Patrulheiros Campinas: estreia de Geração# será nesta segunda, 19.


O espetáculo Geração# será apresentado aos jovens dos Patrulheiros Campinas. A estreia desta montagem à organização social contempla projeto da Cia. ODU instituído para ampliar e promover o acesso da comunidade às apresentações teatrais. No total, serão 10 sessões gratuitas entre os dias 19 e 28 de abril.

Em razão da pandemia do coronavírus, as sessões serão realizadas em ambiente virtual nos dias 19, 20, 22, 23 e 28 de abril, às 10h30 e 14h30. A produção foi realizada com apoio das leis de incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc.


Geração# narra a história de Pedro Neto, um jovem que fará 17 anos de idade. Para amenizar as angústias e as pressões da família, o rapaz decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai - que também se chama Pedro - trabalha há muitos anos. Esta iniciativa, no entanto, tornou-se um problema, pois Pedro Neto não consegue o tão desejado emprego.

“Esta entrevista foi marcada pelo próprio pai que, decepcionado com o resultado, impõe limites e regras ao jovem. Naquele dia, Pedro Neto recebe uma visita especial. Zag, um gênio super descolado, tem a função de demonstrar ao jovem que os desafios impostos pela vida devem ser superados com estudo e planejamento adequados”, disse a autora e diretora Raquel Magalhães.

O espetáculo é considerado dinâmico, instigador e provocador por conectar às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais. Durante a apresentação em ambiente virtual, o público poderá interagir com os atores da Cia. ODU pelo Instagram @geracaopedro. Por meio da rede social, será possível opinar e responder à enquete sobre formação profissional.


Patrulheiros

O Patrulheiros Campinas é uma organização social que atende jovens entre 15 anos e 24 anos de idade, além de suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem distinção de raça, sexo, ideologia política ou crença religiosa. “Estamos muito felizes com esta parceria, pois o espetáculo traduz o que já vivenciamos”, disse Helen Araújo, coordenadora de Projetos da entidade.

De acordo com a profissional, Geração# mostra justamente as angústias e as incertezas dos jovens atendidos pela organização social. “Nesta fase, muitos se questionam sobre o futuro e demonstram dúvidas quanto à carreira profissional. Por isso, entendo como fundamental a parceria com a Cia. ODU, que nos proporcionou as apresentações em ambiente virtual para cerca de 600 jovens”, complementou.


Elenco

Geração# traz no elenco Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem. Na equipe técnica, estão Cassio Antônio (Produção), Dri Freitas (Fotografia) e Leandro Vitti (Som e Iluminação). Todos os profissionais participaram de atividades complementares de formação cultural e de pesquisa cênica, essenciais para o espetáculo.


Cia. ODU de Teatro


SERVIÇO

Geração#

Sessões Virtuais

Estreia Nacional

Datas: 19, 20, 22, 23 e 28 de abril de 2021;

Horário: sessões às 10h30 e 14h30.

Ambiente Virtual.

Apresentações exclusivas aos jovens em formação atendidos pelos Patrulheiros Campinas, programa sem fins lucrativos destinado ao Estágio e Aprendizagem Profissional.


SERVIÇO

Geração#

Sessões Abertas

Data: 21 de abril de 2021.

Horário: 15h.

Ambiente Virtual.

https://youtu.be/4j_IPKaqFxg



Reapresentação

Data: 24 de abril de 2021.

Horário: 15h.

Ambiente Virtual.

https://youtu.be/P48D3m6XLW4



Banco de Imagens

Para ter acesso, clique aqui.

Geração#: Espetáculo interativo aborda desafios de jovens na escolha da profissão


Você tem dúvidas quanto à escolha da carreira profissional? Sente-se pressionado pela família sobre que rumo tomar na fase adulta? Estes dilemas da juventude, bastante comuns aos que estão concluindo o Ensino Médio, são tema do espetáculo
Geração#, da Cia. ODU. A estreia nacional será nos dias 21 (feriado de Tiradentes) e 24 de abril, às 15h, com transmissão gratuita em ambiente virtual.

Para a abordagem dos temas, a companhia teatral conta a história de Pedro Neto, que irá completar 17 anos de idade. Para amenizar as angústias da família – e as consequentes pressões que as acompanham –, o jovem decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai – que também se chama Pedro – trabalha há anos. Esta iniciativa, no entanto, tornou-se um problema.


A entrevista foi marcada pelo próprio pai que, decepcionado (e irritado) com o resultado, acaba impondo limites e regras para o jovem. Naquele dia, Pedro Neto recebe uma visita especial. Zag, um gênio super descolado e moderno, tem a função de demonstrar ao jovem que todos os desafios impostos pela vida podem – e devem – ser superados com estudo, organização e planejamento adequados.


O espetáculo é considerado dinâmico, instigador e provocador por conectar às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais. Durante a apresentação em ambiente virtual, o público poderá interagir com os atores da Cia. ODU pelo Instagram
@geracaopedro. Por meio da rede social, será possível opinar e também responder à enquete sobre formação profissional.


Superação

Para a autora e diretora teatral Raquel Magalhães, os relatos sobre os desafios e as histórias relacionadas à superação devem ser considerados como diferenciais no roteiro elaborado ao espetáculo. “Tudo parece um grande vídeo clip interativo, com dinâmicas sobre as áreas de formação profissional, música eletrônica e troca de cenários. Um espetáculo imperdível para todos os públicos”, disse.


A atividade foi realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc. “Para nós, a responsabilidade em contribuir com os jovens no entendimento e na escolha de uma profissão tornou-se um grande privilégio”, concluiu a autora.


Elenco

Geração# conta com Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem. Na equipe técnica, estão Cassio Antônio (Produção), Dri Freitas (Fotografia) e Leandro Vitti (Som e Iluminação). Todos os profissionais participaram de atividades complementares de formação cultural e de pesquisa cênica, essenciais para o espetáculo.


SERVIÇO

Geração#

Sessões Virtuais

Estreia Nacional

Data: 21 de abril de 2021.

Horário: 15h.

Ambiente virtual.

https://youtu.be/4j_IPKaqFxg





Reapresentação

Data: 24 de abril de 2021.

Horário: 15h.

Ambiente Virtual

https://youtu.be/P48D3m6XLW4






Banco de Imagens, clique aqui.



Cia. ODU conclui ciclo de apresentações de Geração# aos Patrulheiros


A Cia. ODU concluiu o ciclo de apresentações de Geração# aos Patrulheiros Campinas. No total, foram 10 apresentações em ambiente virtual aos jovens em formação atendidos pela organização social sem fins lucrativos nos dias 19, 20, 22, 23 e 28 de abril – com duas sessões diárias, às 10h30 e 14h30. Todas as sessões foram gratuitas, conforme projeto da companhia teatral.

Neste período, o espetáculo teve um público estimado em cerca de 600 jovens. Especialmente elaborado para contribuir com às discussões sobre a escolha da profissão, Geração# contou com Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem, além de Cassio Antônio, Dri Freitas e Leandro Vitti, da equipe técnica.

O espetáculo está fundamentado na história de Pedro Neto, que, próximo de completar 17 anos de idade, sente-se obrigado a definir a profissão. Para amenizar as angústias e pressões da família, decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai trabalha há muitos anos. A iniciativa, no entanto, tornou-se um problema, pois não consegue o emprego.

Geração# destacou-se principalmente pelo dinamismo com que trouxe à tona as discussões referentes às possibilidades – a partir das áreas de conhecimento – oferecidas no mercado de trabalho, bem como por estimular a curiosidade entre o público-alvo sobre as profissões. Além disso, uniu às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais.


Proposta Pedagógica

O espetáculo surgiu com base em uma proposta pedagógica instituída pela Cia. ODU para ampliar as discussões sobre o tema central – escolha da profissão entre jovens em formação – e instigar a crítica e percepção de jovens sobre a importância de se escolher corretamente uma profissão. Também se baseou na importância do teatro como meio de discussão aos temas sociais.

Para a autora e diretora Raquel Magalhães, Geração# contribuiu efetivamente à compreensão dos desafios e das dificuldades enfrentadas pelos jovens nesta importante etapa de transição entre juventude e vida adulta. “Afinal, todo conteúdo apresentado neste espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa do coletivo artístico da Cia. ODU de Teatro”, complementou.


Incentivo Cultural

Geração# foi realizada com apoio das leis de incentivo cultural do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc. Com a conclusão do ciclo de apresentações, a Cia. ODU retoma, a partir de maio, os trabalhos de produção e pesquisa.