Montagem, inspirada em folhetos de cordel, homenageia a Cultura Popular Brasileira.
Um sertanejo solitário e sonhador parece disposto a enfrentar os desafios impostos numa região qualquer do nordeste brasileiro marcada pelas agruras da fome e da seca; disposto a enfrentar desafios para viver um amor! Com base na literatura de cordel, “Conselheiro do Sertão” pretende oferecer ao público internauta um espetáculo comovente, que possa estimular a reflexão sobre temas sociais comuns para muitos brasileiros.
O espetáculo “Conselheiro do Sertão” será reapresentado neste fim de semana no YouTube. As sessões virtuais serão realizadas neste sábado (03), às 20h, e domingo (04), às 19h. Os acessos à plataforma digital serão gratuitos! A montagem da Cia. ODU, de Hortolândia/SP, é autoral e inédita em nível nacional.
Com base na literatura de cordel, “Conselheiro do Sertão” oferece ao público internauta um espetáculo bastante comovente, que estimula a reflexão sobre temas sociais comuns para muitos brasileiros. “Esta é a história de um sertanejo solitário e muito sonhador disposto a enfrentar todos os desafios impostos pela vida para viver um amor”, disse a autora e diretora teatral Gigi Nogueira.
O texto possui uma linguagem simples e concepção lúdica, o que o torna acessível para todas as idades. A montagem, resultado do trabalho de pesquisa cênica, conscientiza, estimula e desperta no público o interesse pela cultura popular brasileira e a literatura de cordel, a partir de uma obra cênica original.
“Conselheiro do Sertão” é resultado de um trabalho de pesquisa cênica desenvolvida pela companhia teatral. “Esta montagem integra às agruras sociais os sonhos de ‘Zé’, uma personagem atemporal e muita cativante. Trata-se de uma tragicomédia, que foi retratada e inspirada na literatura de cordel e nos seus folhetos que chegaram a diversos países”, complementa a diretora teatral.
“Conselheiro do Sertão”
Reapresentações
Data: 03 de julho de 2021.
Horário: 20h.
Ambiente Virtual, (link).
Data: 04 de julho de 2021.
Horário: 19h.
Ambiente Virtual.
Elenco
“Conselheiro do Sertão” terá Aldenir Carlota (Zé), Carmen Bordalho (Juliana Ponta de Agulha), Gigi Nogueira (Carcará) e Raquel Magalhães (Púrpura), além de Leandro Vitti (Conselheiro) e Philipe Albino (voz em off), especialmente convidados para integrar esta montagem teatral. Após a apresentação virtual, o elenco irá participar de uma “roda de conversa” sobre o processo de criação do espetáculo.
Equipe Técnica
Direção: Gigi Nogueira
Dramaturgia: Cia. ODU.
Adereços e Cenografia: Cia. ODU.
Figurinos: Gigi Nogueira.
Trilha Original: "A Lua do Só" (Nilton Blau), "Conselheiro do Sertão" (Marco Gonzalez e Pancho), "Coco de Cordas" (Nilton Blau) e “Tóquio Forró” (Kardec Gonzaga e Nilton Blau)
Criação de Luz: Gigi Nogueira.
Iluminação e Sonoplastia: Cassio Antônio
Criação e produção: Cia. ODU.
A produção e realização ocorre pela Lei “Aldir Blanc” – Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura –, com apoio da Secretaria de Cultura de Hortolândia e da Prefeitura de Hortolândia.